Flamengo é campeão da Libertadores com virada surpreendente

Por Rômulo Loiola

Com uma virada espetacular no final do segundo tempo o Flamengo virou para cima do River Plate, venceu a partida por 2×1 e sagrou-se bicampeão da Libertadores! Após um jejum de 38 anos, o time rubro-negro conquistou a América novamente. A partida começou com o Flamengo atrás do placar quando aos 14 minutos do primeiro tempo, Borré abriu o placar para o River que se manteve na frente até os 43 do segundo tempo. Quando tudo parecia perdido aos 44 e 46 minutos do término do jogo,o atacante Gabigol empatou e virou a partida para dar o título à equipe brasileira.

O jogo começou muito disputado com o Flamengo tomando, mas, parando na marcação forte do River que marcou primeiro. O time carioca sentiu o golpe do River que seguiu firme implacável com seus atacantes finalizando todas as bolas. Os argentinos praticamente anularam o rubro-negro.

No retorno para o segundo tempo o Flamengo voltou com postura diferente, tentando finalizar mais. Logo aos dois minutos, Gabigol arriscou de fora da área, mas o chute saiu sem força. Aos 11 da segunda etapa, chance inacreditável desperdiçada pelo rubro-negro. Bruno Henrique fez boa jogada pela esquerda, rolou pra dentro da área, Gabigol chutou e a zaga rebateu. Na volta, Everton Ribeiro finalizou e Armani defendeu.

A primeira mudança no Fla aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo. Gerson sentiu problema muscular e deu lugar a Diego Ribas. A mexida surtiu efeito, mas os comandados de Jorge Jesus só conseguiram voltar a criar uma chance de perigo aos 30 minutos. Arrascaeta tentou uma bicicleta, mas não saiu precisa.

Porém, como diz o rubro-negro, “pro Flamengo tudo é sofrido”. E foi. E teve gol do Gabigol. Dois. O primeiro, aos 44 do segundo tempo. Bruno Henrique fez excelente jogada pela esquerda, achou Arrascaeta, que rolou para o meio da área para o camisa 9 empatar. Depois, aos 46. O artilheiro do time na temporada ganhou da dupla de zaga argentina, invadiu a área e virou para dar o título ao Flamengo depois de 38 anos.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO x RIVER PLATE

Competição: Libertadores 2019 – Final
Horário: 17h (horário de Brasília)
Local: Lima – Peru
Estádio: Monumental U

GOLS: Borré (14 minutos); Gabigol (44 e 46 do segundo tempo)

CARTÕES AMARELO: Pablo Marí; Milton Casco, Matias Suárez, Enzo Pérez

ESCALAÇÃO FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Diego 65′), Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.

ESCALAÇÃO RIVER PLATE: Armani, Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Casco (Paulo Díaz 77′); Nacho Fernández (Julián Álvarez 68′), Enzo Pérez, Palacios e De La Cruz; Borré (Lucas Pratto 74′) e Suárez.