OAB: liminar traz dor de cabeça para a chapa de Thais Riedel no DF

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu, nesta sexta-feira (19/11), uma liminar para suspender a decisão que autorizou o registro da chapa Você na Ordem, que concorre às eleições da OAB-DF, e determinou a reavaliação do caso. A chapa informou à coluna que segue inscrita e concorrendo.https://bd52b9c9d6f88f8d7aa367a0e3d58ff2.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Relator do processo, o conselheiro Duilio Piato Júnior atendeu a um pedido da chapa Avança Mais OAB, encabeçada pelo presidente licenciado da seccional do DF e candidato à reeleição, Délio Lins e Silva Júnior. Ele acusa o grupo opositor, liderado pela candidata Thais Riedel, de irregularidades no cumprimento da cota de 30% de candidaturas negras.

A Comissão Eleitoral da OAB rejeitou, por unanimidade, pedidos de impugnação contra a chapa de Thais, em 11 de novembro. É contra essa decisão que o grupo de Délio recorreu ao Conselho Federal.

Délio Lins e Silva Júnior

Délio Lins e Silva Júnior foi eleito presidente da OAB-DF em 2018 e concorre à reeleição, em 2021Divulgação/Alexandre Motta

Além de suspender a decisão da comissão, o Conselheiro Federal também determinou a análise do caso, “considerando todo o material abojado aos autos, por entender se tratar de matéria de ordem pública”.

Durante debate dos candidatos a presidente da OAB-DF, realizado pelo Metrópoles na quinta-feira (19/11), Thais Riedel refutou as acusações de descumprimento da cota nas eleições.

Fonte: Quidnovibrasil/Metrópoles